Circuito Motorland Aragón: o saca-rolhas do motor europeu

6 Julho | 2021 | Goodyear

A Goodyear conta-lhe tudo o que precisa de saber sobre Motorland Aragón, o mais moderno circuito espanhol.

Com pouco mais de 10 anos de existência, Motorland Aragón tem-se consolidado progressivamente como um dos circuitos mais importantes em Espanha e pretende afirmar-se como um dos complexos desportivos de referência a nível mundial. A pista aragonesa acolhe muitos dos espetáculos mais importantes do mundo, como as World Series, o Campeonato do Mundo de MotoGP ou o FIM Superbike World.

Mas se há uma data que todos os fãs do automobilismo já marcaram nos seus calendários, é o fim de semana de 9 a 11 de julho. Nesse fim de semana em Motorland Aragón, também conhecido como Circuito de Alcañiz, será realizada a terceira etapa do primeiro campeonato internacional de carros elétricos de turismo e também a terceira paragem do Campeonato do Mundo de Carros de Turismos da FIA.

Do circuito urbano de Guadalupe ao moderno Motorland Aragón

Motorland Aragón foi o último grande circuito de velocidade a ser inaugurado em Espanha. Foi em 2009, na cidade de Alcañiz, no coração da província de Teruel, e não é por acaso: Alcañiz é uma das cidades que mais ama o automóvel e durante quase 40 anos albergou um circuito urbano que recebeu os melhores pilotos espanhóis, bem como milhares de fãs.

Em 1965, Joaquín Ripollés promoveu o primeiro Grande Prémio da Cidade de Alcañiz realizado em traçado urbano. O sucesso foi tão grande que em pouco tempo Alcañiz se tornou uma referência na história dos circuitos urbanos pelos seus próprios méritos.

Nos anos 90, a procura de medidas de segurança mais fortes limitou a atividade do circuito urbano e começou a ser considerada a necessidade de construir um complexo motorizado para manter a forte ligação entre Alcañiz e o motor.

Este antigo circuito, conhecido como circuito de Guadalupe devido ao rio que rodeia esta vila de Teruel, dá hoje lugar a outro circuito muito mais moderno: o Motorland Aragón, um impressionante circuito de última geração desenhado por um dos grandes criadores de circuitos, Hermann Tilke, além de receber assessoria técnica do espanhol Pedro Martínez de la Rosa.

É uma pista com um comprimento máximo de 5.345 metros (embora no MotoGP se use uma versão de 5.077 metros) e tem uma largura entre os 12 e os 15 metros. Uma das suas principais características é a imensa reta de 1.726 metros que, além de obrigar os motores a ultrapassar o vermelho durante vários segundos, fez de Alcañiz uma referência em testes aerodinâmicos em todo o mundo.

Mas, sem dúvida, se há algo que caracteriza Motorland Aragón, é o seu desnível. Há uma diferença de 50 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo e muitos são os que a comparam com o famoso saca-rolhas do circuito de Laguna Seca, nos Estados Unidos. A parede que vemos atrás dos pilotos quando eles se deparam com aquela área do circuito tornou-a conhecida em todo o mundo.

Ficha técnica Motorland Aragón

Comprimento máximo: 5.345 metros
Reta da meta: 1.726 metros
Curvas: 19 (9 à esquerda e 10 à direita)
Desnível: 50 metros
Largura: 12-15 metros

Curiosidades de Motorland

Uma das curiosidades deste circuito é que corre no sentido contrário aos ponteiros do relógio, algo que só acontece em outros quatro circuitos do Campeonato Mundial de Motociclismo: Austin, Cheste, Phillip Island e Sachsenring.

Carlos Checa foi o primeiro piloto a quem os responsáveis ​​do circuito Motorland Aragón quiseram homenagear dedicando-lhe uma das suas curvas. Não era a número 7, o número que o catalão tinha na sua mota, mas a número 3, onde foi instalada uma escultura em sua homenagem. Marc Márquez também pode gabar-se de que uma das 19 curvas da pista leva o seu nome. É a número 10, uma curva à esquerda, e que ele mesmo escolheu por ser “uma curva arriscada, cega e na qual se vai a fundo”.

O rosto de Márquez ilumina-se cada vez que fala do circuito de Alcañiz e não é de estranhar: em 2010, quando foi proclamado campeão do mundo de 125cc, Motorland estreou-se no Campeonato do Mundo, apenas um ano após a sua inauguração. E embora no primeiro ano Marc não tenha ido muito longe depois de sofrer uma queda (apesar de ter conseguido a pole), sempre confessou que é um dos seus circuitos preferidos.

Nestes anos em que os melhores motociclistas do mundo passaram pelo circuito aragonês, um deles tem se destacado com força: Marc Márquez. O piloto da Cervera venceu até seis vezes no Motorland Aragón, cinco no MotoGP e uma na Moto2. Mas este dado é apenas um exemplo do domínio que os pilotos espanhóis têm mostrado no campeonato mundial de motociclismo: das 30 primeiras corridas entre todas as categorias que aconteceram na pista aragonesa, 21 foram vencidas por pilotos espanhóis, nada menos que 70 por cento.

 

Principais competições em Motorland Aragón

O traçado de Alcañiz é o último a entrar na lista dos grandes circuitos espanhóis. Porém, em pouco mais de uma década já conseguiu afirmar-se e, a cada ano, milhares de fãs fazem uma peregrinação à cidade de Teruel para desfrutar das melhores competições de automobilismo do mundo.

O evento mais massivo é, todos os anos, o Grande Prémio de Motociclismo de Aragão. Desde 2010, o Campeonato do Mundo de Motociclismo visita o autódromo aragonês, juntando-se aos outros quatro grandes prémios que decorrem em Espanha (Jerez, Montmeló, Cheste e Aragón). Desde 2011, também sedia uma etapa do Campeonato Mundial de Superbike, além das suas categorias inferiores: Supersport, Superstock 1000, Superstock 600 ou a Taça Europeia de Juniores.

Agora, o Pure-ETCR, o campeonato mundial de carros de turismo para veículos elétricos, transforma-se numa montra tecnológica para os entusiastas do motor. Em outubro de 2020, realizou-se no Motorland Aragón o ensaio geral para esta nova competição, com as afinações, cronometragem e testes de pneus, e entre os dias 9 e 11 de julho será realizada a segunda etapa do campeonato. Além disso, a Goodyear é o fornecedor oficial de todas as equipas com pneus de competição Eagle F1 SuperSport.

9 a 11 de Julho, um fim de semana eletrizante

Como já dissemos, o circuito de velocidade de Motorland Aragón acolherá o fim de semana de 9 a 11 de julho, juntamente com o WTCR, a segunda etapa de pontuação do campeonato mundial de carros de turismo elétricos. Lembremos que no ano passado o circuito de Alcañiz já foi escolhido para a apresentação oficial do Pure ETCR, embora a temporada tenha tido que ser cancelada devido à pandemia e, portanto, este 2021 será o ano de início da competição.

Esta variante elétrica do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo pretende afirmar-se como uma montra de tecnologia para os entusiastas do automóvel e, para isso, não há melhor parceiro do que a Goodyear, que não é apenas o pneu oficial da competição, mas também um dos seus parceiros fundadores.

Organizado pela Eurosport Events, tal como o World Touring Car Cup, o Pure ETCR propõe um novo formato de corridas: o fim de semana inclui corridas de dois carros um contra o outro e outras em que três veículos partirão em paralelo. Este formato exigiu que a Goodyear desenvolvesse um pneu (Eagle F1 SuperSport ETCR) feito à medida para esta competição, no qual combinou as tecnologias mais recentes para garantir a máxima eficiência e alto desempenho. Sem dúvida, esta nova competição promete um espetáculo diferente e emocionante para os fãs do automobilismo. O tiro de partida foi dado em Vallelunga (Itália) em junho e terminará em outubro na Coreia do Sul (a única viagem fora da Europa) no fim de semana de 15 a 17 de outubro.

WTCR: Veteranos e rookies numa temporada emocionante

Um total de 8 eventos para um total de 16 corridas farão parte do calendário do WTCR em 2021. Motorland Aragón dará as boas-vindas aos pilotos depois de passarem pelo “inferno verde” de Nürburgring e pelo Autódromo do Estoril.

A edição deste ano será especial, pois é a primeira que se espera que seja “normal” após a pandemia e contará com uma mistura perfeita de veteranos e rookies: Yvan Muller, tetracampeão do Campeonato Mundial de Carros de Turismo da FIA, estará presente com os três reis do WTCR: Yann Ehrlacher, Norbert Michelisz e Gabrielle Tarquini. Todos eles vão dividir a grelha com nove pilotos de 25 anos ou menos, além de incluir a primeira mulher no WTCR, Jessica Backman.

A Goodyear, que tem uma longa história ligada ao automobilismo, estará presente não apenas em Motorland Aragon, mas ao longo da temporada, já que todas as equipas WTCR usarão uma única especificação de pneus slick de corrida Eagle F1 Supersport este ano em seco e um adicional para piso molhado.

Tudo está pronto para Motorland Aragón receber o novo Campeonato Mundial de Carros de Turismo para veículos elétricos, o Pure-ETCR. Uma visita que, a partir das próximas edições, promete reunir milhares de fãs todos os anos.

Good Year Kilometros que cuentan