O que são as barras estabilizadoras de um veículo e qual a sua função?

23 Junho | 2021 | Goodyear

Uma barra estabilizadora é uma barra que controla as forças que atuam sobre o carro, mas tem mais segredos. Conheça-os com a Goodyear.

Uma definição rápida e fácil de entender do que é uma barra estabilizadora seria identificá-la com o elemento responsável por reduzir o rolamento do veículo nas curvas. Faz parte do sistema de suspensão do veículo. Mas a barra estabilizadora é muito mais do que isso e esconde segredos que contaremos agora.

Como funciona a barra estabilizadora

A barra estabilizadora é desenhada para fornecer rigidez à carroceria do veículo, especialmente ao conduzir em curvas. Quando fazemos uma curva, a força centrífuga faz com que as rodas do lado de fora da curva sofram mais e se comprimam, enquanto as internas sofrem menos carga, por isso o veículo afunda de um lado e levanta-se do outro. Pode acontecer que em algumas situações as rodas internas percam mesmo o contato com o asfalto.

É justamente nesse momento que a barra estabilizadora se opõe à inclinação natural causada pela inércia e transfere parte da força de suspensão da roda interna para a roda externa, reduzindo tanto a pressão como o rolamento do carro. Portanto, ajuda a manter as quatro rodas firmemente no solo e evita capotar ou a perda de controle do veículo. Desempenha um papel importante na suspensão, na manobrabilidade do carro e no conforto durante a condução.

Uma barra estabilizadora é principalmente uma barra de torção em aço que está sempre localizada na mesma posição: perpendicular ao eixo longitudinal do carro.

Barra estabilizadora na suspensão dianteira

A maioria dos veículos modernos está equipada com barras estabilizadoras na suspensão dianteira. Pode ser montada diretamente no chassis ou em qualquer outra parte da estrutura do veículo, e é sempre mantida em posição transversal por duas braçadeiras em forma de copo.

Existem muitos tipos de barras, mas em geral podemos dizer que quanto mais espessa a barra, maior será a resistência à torção e, portanto, menos o veículo se inclinará. Obviamente, a barra mais espessa nem sempre é a melhor. Lembre-se de que obtemos mais estabilidade, porém perderemos conforto. Portanto, é fundamental encontrar o equilíbrio entre os dois fatores.

Avarias na barra estabilizadora

Dificilmente iremos a uma oficina por causa de uma avaria na barra estabilizadora. É um dos poucos elementos que nos acompanha sem ter que ser substituído ao longo da vida útil do veículo. Por ser um elemento flexível, embora não aparente, é muito improvável que venha a sofrer alguma avaria, embora esta possibilidade não seja totalmente excluída. Se isso acontecer, é provável que seja devido a um defeito de fabrico ou resultado de um acidente de trânsito.

Tudo isto significa que o principal problema não viria da própria barra estabilizadora, mas dos elementos que a prendem ao corpo. As braçadeiras da barra estabilizadora são um dos pontos mais facilmente danificados. Essas peças, com o passar do tempo, tendem a ganhar uma certa folga e podemos ter que as substituir. Felizmente, mesmo que isso aconteça, não deixaremos uma fortuna na oficina: o preço geralmente é baixo, a menos que tenhamos um carro de última geração.

Outro elemento que pode ser danificado são os suportes da barra estabilizadora na carroçaria do carro. Como no caso de rotura da barra, estes danos geralmente não acontecem por si próprios: são causados ​​por defeito de fábrica ou por dano se o veículo se envolver em um acidente de trânsito. Em qualquer caso, é sempre aconselhável ir a uma oficina para verificá-los, trocá-los se necessário e confirmar se não há mais itens danificados.

Diferenças entre a barra estabilizadora e as barras de torção

A barra estabilizadora e a barra de torção são freqüentemente confundidas, embora tenham funções diferentes. As barras de torção referem-se, em primeiro lugar, às barras utilizadas em algumas suspensões, que permitem a suspensão do veículo para isolá-lo das irregularidades do pavimento. E em segundo lugar, às barras que ligam os eixos de amortecimento para aumentar a rigidez torcional do chassis.

Muitos condutores prestam atenção apenas aos estragos na carroçaria e aos ruídos estranhos do motor, esquecendo que um carro é composto por milhares de peças que, em caso de avaria ou quebra, alteram o funcionamento normal do o veículo e comprometem a segurança na estrada. Portanto, se notarmos certos ruídos e solavancos ao passar por buracos, lombas ou imperfeições no terreno, é provável que algo esteja errado com a barra estabilizadora e tenhamos que levar o veículo para à oficina.

Good Year Kilometros que cuentan