Braga é o melhor destino europeu de 2021!

17 Fevereiro | 2021 | Goodyear

Braga é um encontro com 2000 anos de História e a juventude de uma cidade que sabe manter-se moderna. Foi considerada o melhor destino europeu para 2021.

Braga, a Roma portuguesa é o melhor destino europeu em 2021. A European Best Destinations diz que “Braga vai agradar aos amantes da história e da arquitetura. Braga é também um destino obrigatório para os gourmets e um destino imperdível de espiritualidade, com suntuosas igrejas, mosteiros e santuários.

Criada em 2009, a European Best Destinations, organização sediada em Bruxelas, promove a cultura e o turismo na Europa e distingue, desde 2010, as cidades mais modernas e atraentes para visitar na União Europeia. É considerado o maior evento de e-turismo da Europa e já distinguiu o Porto em 2012, 2014 e 2017, Cascais com uma quinta posição em 2020 e Lisboa em 2010 e 2015. A mesma organização, no verão de 2020  já tinha colocado vários destinos nacionais, como Madeira, Açores, Alentejo e Algarve no topo das propostas mais seguras para umas férias em tempo de pandemia. 

Braga já tinha sido distinguida como segundo Melhor Destino Europeu em 2019, atrás de Budapeste, e, este ano, a opção pela cidade deveu-se ao facto de, além de ser um dos destinos com maior crescimento turístico na Europa, ter sido uma Cidade que rapidamente implementou diversas medidas de saúde pública para proteger a população contra a pandemia de Covid-19, tendo inclusivamente sido mencionada pela OCDE como exemplo de boas práticas nesta matéria. A estes factores juntam-se o desenvolvimento sustentável do turismo em Braga e a distinção, pela Comissão Europeia, como uma das cidades com melhor qualidade de vida e mais felizes da Europa.  

“2000 Anos, Um Destino”

Sob o mote “2000 Anos, Um Destino”, Braga possui uma oferta turística que apela a diferentes perfis de viajantes e mercados, aliando história, juventude, natureza, espiritualidade, gastronomia, cultura e inovação. Braga foi recentemente reconhecida pela Forbes como um dos melhores destinos para viver e investir na Europa e está entre os 10 destinos mais consultados pelos viajantes britânicos, brasileiros, espanhóis e americanos no site EBD nos últimos 12 meses, entre uma oferta de mais de 300 destinos.  

A Bracara Augusta moderna de hoje é o resultado de uma aventura já com mais de 2 milénios de História e que começou oficialmente com os romanos. Em 27 a.C. nasceu aqui a sede administrativa da província de Galécia, que evoluiu como entreposto comercial e centro industrial. Foram encontrados aqui achados arqueológicos egípcios e do mar Egeu, revelando como este era um importante ponto comercial e cultural.

Do IVº ao VIIº século foi capital para Suevos e Visigodos até ser destruída pelos árabes em 711. A sua reconstrução e recuperação como centro regional deu-se lentamente, mas no século XI já se contava novamente como um importante pólo religioso. 

Cidade de contrastes

Chegados ao séc. XXI, Braga é uma cidade onde se sente bem o contraste. Ainda se vive a religiosidade de forma muito séria, é ainda, afinal, a “Cidade dos Arcebispos” e as igrejas, a estatutária e muitos motivos decorativos religiosos estão espalhados por toda a cidade. Tradições como a celebração da Semana Santa e das festas de São João, ou edifícios icónicos como o Bom Jesus, a Sé de Braga e o Santuário do Sameiro mantém viva essa herança.

Contudo, a sua posição como polo comercial, industrial e académico, assegurou a sua manutenção como uma cidade moderna, jovem e altamente dinâmica. 

O que comer em Braga?

A manhã pode começar no Café Vianna. Este clássico bracarense, com mais de um século de existência e situado em plena Praça da República, serve um excelente brunch com tosta com fruta e mel, ovos mexidos com bacon, parfait de granola, iogurte e fruta da época.

Para o almoço, o melhor é guardar apetite: o cabrito do Arcoense é proposta substancial que merece tempo e dedicação. Mais leve (e quão leve pode ser um manjar destes?), a Francesinha do Paulo Padeiro já meteu muita gente de propósito na estrada.

O chocolate da Arcádia, o doce sortido da São Vicente e o Pão de Ló da Casa das Natas, complementam a oferta para se viver uma experiência toda à volta da mesa.

O que fazer?

  1. Caminhar pela Avenida da Liberdade
  2. Visitar o Gneration: espaço antigamente ocupado pela Guarda Nacional Republicana, transformado agora num local de criatividade. Desfrute dos seus jardins verticais e desfrute de espetáculos de todo o tipo como performances, dança ou exposições. Um olhar distinto sobre uma cidade milenar.
  3. Assistir a um espetáculo no Theatro Circo.
  4. Visitar o Bom Jesus do Monte: percorrer a escadaria, subir o funicular, passear pelo Parque Natural. Um dos melhores sítios para ver Braga é do alto da colina.
  5. Andar de prego a fundo no Autódromo de Braga. A Golden Moments oferece este tipo de experiências e ainda cursos de condução desportiva. Por seu lado, a Comval oferece experiências, acompanhadas por monitor, mas também cursos de condução desportiva. O Autódromo local fica nas imediações do Aeródromo de Braga
  6. Viver a maior celebração da Páscoa em Portugal. Visitantes de todo o país e também da vizinha Espanha, em particular da Galiza, deslocam-se à cidade para celebrar a ocasião.

Onde ficar?

A poucos metros da Sé Catedral de Braga fica o Sé Inn, alojamento feito de estúdios e suites ideais para uma escapadinha romântica na cidade dos arcebispos. Todas os estúdios/suites possuem kitchenette, dando-lhe assim a liberdade para cozinhar as suas refeições. Já o pequeno-almoço, como convém, é servido na sua suite.E se estiver para aí virado, peça que os colaboradores do espaço organizam um tour só para si e para a sua cara metade.

Perto do centro histórico da cidade fica também o Villa Garden, que resulta da recuperação de um palacete do final do século XIX. O estilo é rústico, típico de outros tempos, acolhedor e charmoso, com espaços elegantes e espaçosos. O jardim exterior é um deleite. Aproveite para se inspirar com a visita ao Bom Jesus e ao Jardim de Santa Bárbara. 

Ter dois milénios e a vida cultural de uma cosmopolita cidade europeia não é para todos. Braga, contudo, cumpre a promessa da modernidade e da tradição com igual afinco. Ser o Melhor Destino Europeu de 2021 é só o selo que o confirma.

Good Year Kilometros que cuentan