Circuito de Zolder: o que deve saber

6 Setembro | 2021 | Goodyear

O ETRC regressa a Zolder este fim de semana e aproveitamos a desculpa para mergulharmos na história deste clássico circuito belga. Conheça toda a informação sobre o circuito de Zolder.

O “velhinho” circuito de Zolder sempre viveu à sombra do centenário Spa-Francorchamps nas proximidades. Seus pouco mais de quatro quilómetros de asfalto e 10 curvas sempre foram um desafio para o homem e para a máquina, tanto no seu surgimento nos anos 60, como nas décadas de 70 e 80, quando se revelou um suporte fundamental para a F1 enquanto Spa era renovada e Nivelles-Baulers desaparecia, ou até mesmo nos dias de hoje.

As corridas aconteciam desde a década de 1950 em torno da praça da cidade, mas o Zolder Car Club procurava um local mais adequado e, acima de tudo, mais seguro. É aqui que entra a figura de Antoine Palmers de Terlaemen, um rico burguês dono das terras onde o circuito seria construído. Terlaemen cedeu o terreno com a condição de que a pista fosse nomeada em sua homenagem.

Terlaemen é inaugurada em 1961

A pista original tinha apenas 2,6 quilómetros de extensão e foi imediatamente necessário ampliá-la. Apenas dois anos depois, o novo circuito de Zolder foi inaugurado. O piloto holandês Rob Slotemaker fez história ao vencer a primeira corrida na nova pista de Zolder, o Grande Prémio de Limburg, e o circuito começou a estabelecer-se no cenário nacional de corridas de duas e quatro rodas.

Em 1968 a Fórmula 2 chegou a Zolder e no início dos anos 1970 os organizadores da Fórmula 1 foram forçados a encontrar um novo local para o Grande Prémio da Bélgica, devido aos crescentes problemas de segurança do circuito de Spa. Foi acordado com Nivelles-Baulers e Zolder sediar o Grande Prémio em anos alternados.

A Fórmula 1 visita Zolder

O sonho de hospedar a F1 em Zolder em 1973 esteve por um fio, apesar do fato de que o ano anterior foi usado para melhorar a segurança do circuito adicionando uma chicane e melhorando a entrada da box. Pouco antes da corrida, os pilotos reclamaram que o asfalto de Zolder estava em más condições e mal havia tempo para ser novamente asfaltado. O feito foi milagrosamente concluído uma semana antes do início da corrida. Continuou a haver reclamações dos pilotos e até mesmo uma tentativa de boicote, mas eventualmente a corrida foi levada a cabo e Jackie Stewart saiu vitorioso.

O mortal acidente de Gilles Villeneuve

Em 1981, ocorreram dois acidentes em que estiveram envolvidos dois mecânicos. Um desses incidentes foi fatal. Mas o ponto de viragem chegou no ano seguinte, quando Gilles Villeneuve perdeu a vida durante a sessão de qualificação para o Grande Prémio, quando o seu Ferrari tocou na roda traseira do carro de Jochen Mass e foi lançado pelo ar. Em 1983, o Grande Prémio da Bélgica voltou a Spa-Francorchamps e depois a Zolder pela última vez em 1984.

Desde então, o Grande Prémio belga de F1 foi realizado em Spa-Francorchamps e o circuito de Limburg passou por uma série de modificações importantes, incluindo a inserção da chicane Villeneuve no local do acidente.

Nos últimos anos os eventos mais importantes que se realizaram no circuito foam as 24 horas de Zolder, a última ronda da NASCAR Whelen Euro Series, o DTM e, claro, o ETRC, o Campeonato Europeu de Corridas de Camiões da FIA.

Ficha técnica Circuito de Zolder

Comprimento: 4.010 metros
Curvas: 10 (3 são chicanes)

Zolder recebe a quarta etapa do Campeonato Europeu de Camiões da FIA

Depois de uma difícil temporada de 2020, em que o europeu de camiões não pode ocorrer devido à pandemia, Zolder vai receber a quarta corrida do campeonato no fim de semana de 11 a 12 de setembro.

Uma temporada que se esperava voltar ao normal após a melhora na pandemia, mas as fortes inundações sofridas na área de Nürburgring que ceifaram dezenas de vidas, causou o cancelamento da segunda data do campeonato em julho passado.

Taça Goodyear

Por outro lado, a Taça Goodyear, anteriormente chamada de categoria Chrome, dedicada ao futuro talento ao volante, também teve um início espetacular. A Goodyear, que além de patrocinar esta categoria, é fornecedora oficial de todos os pneus para todas as corridas do campeonato, volta mais um ano para dar oportunidades a futuros talentos para que possam brilhar numa das competições mais espectaculares do mundo automóvel.

Zolder tornou-se um clássico nos circuitos europeus ao acolher não só inúmeras corridas motorizadas nacionais e internacionais, mas também uma infinidade de eventos de ciclismo. Uma prova da sua versatilidade que garante muitos mais anos de operação para se tornar um verdadeiro clássico do continente.

Good Year Kilometros que cuentan