Bandeiras da Fórmula 1: quais são e o que significam

2 Dezembro | 2021 | Goodyear

Azuis, brancas, negras… sabe o que significam todas as bandeiras usadas nas corridas de Fórmula 1? Conheça a lista completa e o que representam cada uma.

A Fórmula 1 tem milhões de fãs em todo o mundo que vibram com seus pilotos favoritos e desfrutam da adrenalina e velocidade dos monolugares. Porém, nem todos conhecem todas as bandeiras que se usam em cada corrida e que são essenciais para que os protagonistas e espectadores saibam a todo o momento o que se passa em pista. Se quer saber que bandeiras existem na Fórmula 1 e o que significam, continue a ler.

Bandeiras mais usadas

Como em quase todas as corridas de automóveis, existem algumas bandeiras que são usadas em todos os grandes prémios, em alguns casos várias vezes, e outras que nem sempre são usadas, o que em parte é uma boa notícia para o que significam. Estas são as bandeiras mais utilizadas na Fórmula 1.

Bandeira xadrez

É sem dúvida a mais popular de todas e marca o fim de uma corrida, tornando o piloto que o recebe pela primeira vez o vencedor. A bandeira de xadrez também indica que a sessão de treinos ou de classificação termina.

Bandeira amarela

Significa perigo na pista e obriga o piloto a desacelerar em um determinado setor ou em todo o circuito. As ultrapassagens são proibidas durante o tempo em que estão em vigor e só podem ser realizadas se aparecer um carro danificado ou perigoso pela frente.

Dupla bandeira amarela

O perigo na pista é redobrado, seja por um obstáculo ou por qualquer outra causa que possa fazer com que os pilotos parem por completo.

Bandeira amarela com SC (Safety Car)

Se a bandeira amarela for acompanhada por uma placa com as letras SC, significa que o Safety Car está em pista. O safety car manterá um ritmo lento durante o tempo em que permanecer na pista para permitir remover um veículo ou qualquer outro obstáculo existente, reparar danos na pista, etc.. Os pilotos não poderão ultrapassá-lo.

Bandeira amarela com VSC (Virtual Safety Car)

Outra possibilidade é que a placa apareça com a sigla VSC que significa Carro de Segurança Virtual ou Virtual Safety Car. Nesse caso o safety car não sai para a pista, mas os pilotos devem se comportar como se o fizesse, reduzindo a velocidade e não podendo ultrapassar.

Bandeira verde

Quando os comissários mostram esta bandeira, significa que o perigo na pista já passou e que, portanto, os pilotos podem voltar a conduzir normalmente.

Bandeira Vermelha

Uma daquelas bandeiras que ninguém quer ver porque significa que a corrida é parada ou, se for exibida durante a qualificação ou treino, a sessão é interrompida. Normalmente tem a ver com acidentes, mas também pode aparecer uma bandeira vermelha devido a condições meteorológicas adversas que não permitem continuar a prova em condições de segurança. Esta bandeira só pode ser ordenada pelo diretor da prova.

Bandeira azul

É a que é mostrada aos pilotos com voltas de atraso, para avisá-los que facilitem a passagem dos carros que vêm atrás e evitar acidentes. O carro que receber a bandeira azul deve abrir espaço para ser ultrapassado sem dificuldade pelos carros que lideram a prova. Também pode ser exibido em sessões de qualificação ou treinos para avisar que outro veículo está a aproximar-se em maior velocidade e deve facilitar a ultrapassagem.

Bandeiras menos utilizadas na F1

As bandeiras acima são comumente usadas ​​em todas as corridas e é rara a temporada em que algumas delas não sejam mostradas. No entanto, o resto das bandeiras da Fórmula 1 são menos comuns, o que significa que há algum evento incomum a ocorrer em pista.

Bandeira negra

Supõe a desclassificação de um piloto e deve ser mostrado em conjunto com o número do carro sancionado. É aplicado quando um dos participantes comete uma infração muito grave ou uma manobra proibida.

Bandeira negra e branca

É a forma de avisar o piloto de que ele fez uma manobra perigosa. Embora não receba sanção imediata, é um aviso de que em caso de reincidência, será desclassificado com bandeira preta.

Bandeira negra e branca com um círculo laranja

Também é mostrado com o número do piloto afetado e serve para avisá-lo de que o seu carro tem danos graves que podem representar um risco na pista, por isso deve ir imediatamente para as boxes.

Bandeira amarela com franjas vermelhas

É mostrada quando uma das áreas do circuito perdeu aderência devido à presença de água ou vestígios de óleo e está escorregadia. Também ocorre quando um fragmento que saiu de um carro representa um risco para outros pilotos.

Bandeira branca

É utilizada para avisar os pilotos de que existe um veículo na pista muito mais lento. Geralmente é o carro médico ou um reboque que teve que sair após um acidente e o piloto deve reduzir a velocidade nesse setor.

Estas são todas as bandeiras que se usam na Fórmula 1 e que não só são mostradas pelos comissários e pelo diretor da prova, mas também aparecem nos painéis que se distribuem por todo o circuito e, durante alguns anos, também nos volantes dos pilotos para que saibam a todo o momento a situação na pista. O mais importante é a segurança e as bandeiras ajudam a prevenir acidentes tanto na corrida como na qualificação e nos treinos.

Good Year Kilometros que cuentan