Manutenção do carro na primavera: 5 chaves para cuidar do seu carro

17 Março | 2021 | Goodyear

O Ciclo das estações obriga também a revisões regulares no funcionamento do nosso carro. Saiba o que deve fazer quando chega a Primavera.

Conselhos para a manutenção do seu carro na primavera? Acha que, depois dos rigores do inverno, o seu veículo não precisa de mais nada para voltar às estradas ensolaradas e paradisíacas de março e maio? Bem, saiba que está errado. A manutenção da nossa viatura é um pilar central ao longo do ano que nos permite garantir o seu correcto funcionamento e a resposta adequada a qualquer situação meteorológica. Pneus, faróis e travões são o triunvirato a que devemos obedecer em qualquer estação do ano. Hoje explicamos porquê, especialmente na primavera. Fique atento aos cinco elementos básicos que deve verificar!

Pneus

No primeiro contato com a estrada, os pneus são um elemento-chave na manutenção de primavera (e em qualquer estação do ano). Após o inverno, a pressão dos pneus é afetada por baixas temperaturas. A pressão pode cair meio quilo por cada redução de 10ºC na temperatura. Por isso, verificar periodicamente a pressão é um hábito recomendado para a saúde dos nossos pneus. Ainda mais se levarmos em conta que a primavera é uma das estações mais chuvosas do ano. A pressão insuficiente não afeta apenas a estabilidade do seu carro, mas se a pressão dos pneus for baixa, é mais provável que entre em situação de hidroplanagem. 

Conduzir com pressão insuficiente diminui a vida útil de nossos pneus. Por isso é importante não só verificar regularmente a pressão dos pneus, mas também o seu estado. É imprescindível verificar o aparecimento de caroços, deformidades nos pneus ou desgaste irregular e cuidar para que seu desenho seja preservado. Quanto mais baixo for o desenho, menos aderência e maior será a distância de travagem. À medida que o piso diminui, a distância de travagem aumenta progressivamente. Lembre-se que a banda de rodagem deve ter uma profundidade mínima de 1,6 milímetros. Recomenda-se um mínimo de 3 mm no caso de pneus de verão e pneus para todas as estações e um mínimo de 4,5 mm no caso de pneus de Inverno (não usados em Portugal). 

Travões

Verificar o estado dos travões é uma recomendação básica de segurança. Não adie a manutenção para além dos 20.000 quilómetros, distância máxima recomendada para troca de pastilhas, e fique atento aos primeiros sintomas: pedal de travões pesado e aumento progressivo da distância de travagem. Garantir uma boa manutenção dos nossos travões envolve monitorizar o aparecimento de falhas, trocar as pastilhas e o fluido de acordo com as indicações do fabricante e levar em consideração o nosso estilo de condução. Vamos pensar que travar constantemente ou pisar no travão (práticas de condução agressivas comuns) são as principais causas do desgaste das nossas pastilhas e discos de travão..

Luzes

Na estrada, ver é tão importante quanto ser visto. Por isso a manutenção do sistema de faróis do carro é fundamental para sinalizar a nossa presença na estrada e ter uma boa visibilidade tanto à noite como com chuva ou nevoeiro. Verifique se as luzes estão alinhadas corretamente e permitem uma boa visão e substitua as lâmpadas quando detectar uma diminuição no desempenho. No mercado existem diferentes tecnologias como xenon ou led. Verifique as suas características e resultados. Avalie a possibilidade de polir os faróis caso comece a notar sinais de deterioração ou mau funcionamento.

Filtro de ar

Os filtros de ar são um elemento particularmente sensível na primavera. O pólen também afeta o nosso veículo, pois as partículas suspensas podem atingir o motor e danificar os sistemas de ar condicionado. Um filtro de ar em más condições significa problemas: perda de potência, aumento do consumo, aumento das emissões… Verifique os filtros de ar e dutos de ventilação e troque-os quando necessário (geralmente a cada 15.000 quilómetros), mas fique de olho na sua condição. É muito comum que no início da primavera e do outono seja necessário revê-los, principalmente para quem sofre de alergias.

Limpa pára-brisas

A transição do inverno para a primavera afeta um dos elementos mais visíveis e mais esquecidos de um carro. Os limpa para-brisas podem rachar com a diferença de temperatura, perdendo a sua eficácia. Rigidez na borracha, manchas pretas, excesso de ruído, estrias e áreas sujas são os sintomas mais claros de que precisam ser trocados.

O fluido do pára-brisas também é importante. É aconselhável usar água destilada ou, pelo menos, verificar os injetores caso haja obstruções que resultem em mau funcionamento, que é especialmente preocupante em momentos de pouca visibilidade ou chuva.

Lembre-se que seguir estes conselhos permite-nos fazer a devida manutenção do nosso carro e garantir seu perfeito desempenho na primavera… e em qualquer época do ano.

Good Year Kilometros que cuentan