Os melhores pilotos da história da competição

27 Outubro | 2021 | Goodyear

Nenhuma lista dos melhores pilotos de sempre seria isenta de discussão: estes são os nossos 6 pilotos preferidos de todos os tempos mas ficaram muitos de fora. Conheça a nossa escolha.

Um dos temas mais debatidos no mundo do automobilismo não é a corrida que se realizou este fim de semana, nem o campeonato que está a decorrer, nem mesmo as penalidades durante a corrida, o que sempre gerou grandes discussões é a escolha dos melhores pilotos da história.

E sempre que trazemos esse assunto à baila com o nosso grupo de amigos, há uma disputa constante, dificilmente escolhemos uma lista que seja do acordo de todos os que participam da conversa. A escolha dos melhores pilotos da história pode variar em função dos diferentes pontos de vista… Por exemplo, poderíamos fazer uma lista dos pilotos que mais nos fizeram vibrar, ou dos que mais nos fizeram sofrer ao vê-los competir, ou aqueles que mais títulos conquistaram, mesmo aqueles que alcançaram as vitórias mais épicas ou simplesmente os nossos contemporâneos.

Olhando para todas estas premissas ou listas diferentes, apresentamos uma hipótese de lista dos melhores pilotos de todos os tempos. Reunimos aqueles que achamos que merecem estar nesta lista distinta e seguimos estes critérios para os escolher: talento, triunfos heroicos e aqueles que contribuíram para o crescimento da cultura automóvel mundial.

Juan Manuel Fangio

O primeiro da lista é o lendário Juan Manuel Fangio, um piloto argentino que mostrou as suas qualidades dentro e fora do circuito, sendo também um excelente mecânico. Em mais de uma corrida, graças aos seus conhecimentos de motores, fez uma afinação especial para a pista onde tinha de correr e por isso conseguiu vencer.

Juan Manuel Fangio conquistou cinco títulos mundiais de Fórmula 1 durante as temporadas de 1951,1954, 1955, 1956 e 1957, e dois vice-campeonatos em 1950 e 1953. Correu com diferentes equipas como Alfa Romeo, Maserati, Mercedes-Benz e Ferrari.

Uma curiosidade de Fangio é que conquistou o seu primeiro campeonato mundial aos 40 anos, a bordo do belo Alfetta 159 no Grande Prémio da Espanha.

Fangio continua a ser o piloto com melhor média de vitórias e, como é fácil de imaginar, o piloto campeão da Fórmula 1 mais velho, aos 46 anos.

Um dos mais lendários anúncios de televisão argentinos da década de 1980 foi estrelado por Juan Manuel Fangio em 1982 a bordo de um Mercedes-Benz a derrapar com os novos pneus Goodyear Grand Prix S.

Alain Prost

O próximo da nossa lista é Alain Prost, uma posição que poderia ser facilmente dividida com Ayrton Senna pelas magníficas carreiras que os dois nos deram com a sua rivalidade histórica.

Alain Prost, também conhecido como “o Professor”, competiu na Fórmula 1 entre 1980 e 1993, conquistando quatro campeonatos mundiais, 51 vitórias e 106 pódios. Ele obteve vários recordes que por muitos anos foram imbatíveis e sua técnica ao volante tem sido para muitos uma referência de estilo.

Se tivermos que escolher um dos carros que o francês conduziu, vem à memória o monolugar da Canon Williams Team com motor Renault. Um veículo que conquistou o campeonato mundial de construtores e pilotos em 1992. Também graças a esta vitória, hoje temos nas nossas ruas a versão especial do Clio Williams.

Nos anos 80 também o vimos na TV francesa a anunciar pneus Goodyear.


Tom Kristensen

O terceiro da nossa lista definitivamente tem que ser Tom Kristensen, o “Senhor LeMans”. Quem seguia as provas de endurance na passagem do século não podia deixar de vibrar e gritar com as suas vitórias e duelos.

Este piloto “gigante” detém ainda o recorde de vitórias em Le Mans, nem mais nem menos que nove, seis delas consecutivas, entre 2000 e 2005, e as outras em 1997, 2008 e 2013. Mas o CV de Tom não vive só da prova de La Sarthe. É também o piloto com mais vitórias nas 12 Horas de Sebring, com seis vitórias à geral: 1999, 2000, 2005, 2006, 2009 e 2012.

A primeira vitória do piloto dinamarquês aconteceu ao volante do Porsche WS-95 da TWR equipado com pneus Goodyear em 1997. Mas, se fecharmos os olhos, ainda podemos imaginá-lo a “voar” com o Audi R10 TDI pelo circuito de La Sarthe nas 24 horas de Le Mans.

Temos que admitir que esta lista é variável, depende do dia, do ambiente ou da situação, alguns destes pilotos podem subir ou descer a posição. Possivelmente o que colocamos na quarta posição pudesse estar mais acima, mas não vamos negar que os que estão no topo têm também um currículo impressionante.

Michael Schumacher

Não seria possível entendermos o mundo do automobilismo dos anos 90 sem Michael Schumacher, o piloto alemão é um dos mais bem-sucedidos da história da Fórmula 1 e na sua distinta carreira profissional conquistou 7 campeonatos mundiais. É verdade que a polémica o acompanhou ao longo dos seus mais de 21 anos nas pistas, desde a vez em que não obedeceu às ordens dos comissários em 1994, levando-o a não poder correr nos prémios de Itália e Portugal, ou quem não se lembra em 1998, quando foi sancionado com um stop & go de 10 segundos por ultrapassar o Safety Car na pista. Cumpriu-os apenas na última volta, cruzando a linha da meta pelas boxes e garantindo assim a vitória.

Se tivermos que escolher uma imagem de Michael Schumacher, será com ele a pilotar um monolugar da scuderia Ferrari Marlboro, o primeiro Ferrari com o 412 T2 calçado com Goodyear.

Fernando Alonso

Em quinto lugar colocamos Fernando Alonso, não pelos dois títulos mundiais, ou pelas 32 vitórias na Fórmula 1 ou por ter vencido as 24 horas de Le Mans duas vezes consecutivas ou mesmo por ter disputado o Rally Dakar. Mas por causa do dom de ser capaz de tirar o máximo proveito de todos os carros que teve a oportunidade de conduzir. É fácil vencer com o carro mais rápido da pista, o difícil é vencer com um carro que apenas um piloto é capaz de sacar a magia, que é Fernando Alonso.

E isso foi demonstrado no primeiro campeonato que conquistou na Fórmula 1 com um Renault que nas primeiras corridas não se mostrou o mais rápido do circuito, mas nas mãos de Alonso conseguiu voar na pista.

Um dos momentos mais divertidos da carreira de Alonso foi vê-lo a bordo do Chevy da NASCAR.

Emerson Fittipaldi

Por fim, em sexto lugar, não podemos deixar de referenciar Emerson Fittipaldi. Noutras listas, poderíamos colocar aqui Lewis Hamilton ou Sebastian Vettel. Mas, quem cresceu a ver a Fórmula 1 durante os anos 70, não pode deixar de ter um respeito muito especial pelo piloto brasileiro.

Fittipaldi é um dos poucos pilotos que saltou do automobilismo para a cultura popular, seduzindo todos com o seu palmarés de 36 vitórias em grandes prémios e tornando-se assim um ícone do desporto. O brasileiro será sempre recordado pela sua habilidade ao volante, uma aptidão quase inata que definiu o que se passava na pista durante a sua presença.

Bem, aqui está a nossa lista dos melhores pilotos da história. Como acontece quando vemos a nossa equipa do coração a jogar futebol, cada um de nós gostava de ser treinador de bancada e escolher quem vai a jogo. Esta seria a nossa “dream team” se o tema fossem as quatro rodas.

Good Year Kilometros que cuentan