Quais são os melhores pneus para um carro elétrico?

25 Maio | 2021 | Goodyear

Os pneus de um carro elétrico são vitais para sua eficiência e autonomia. Mas que características deve ter um pneu para carros elétricos?

A chegada do carro elétrico e sua previsível implementação em massa no futuro a médio prazo significa enfrentar grandes e novos desafios para a indústria automóvel: baterias, autonomia … mas também pneus adaptados. Os produtores de componentes devem adaptar-se rapidamente aos tempos de mudança e os fabricantes de pneus são, sem dúvida, um dos setores que foram forçados a inovar mais rapidamente. E é que desde o início se viu que montar pneus convencionais em veículos elétricos não era nada eficiente: ao suportar um maior torque e um maior peso para as baterias, desgastam-se muito mais rápido. Então, quais são os melhores pneus para um carro elétrico?

Por que os veículos elétricos precisam de pneus especiais?

Um veículo a combustão é bem diferente de um elétrico e, portanto, os pneus dos carros elétricos devem adaptar-se a essas características especiais. Em primeiro lugar, os elétricos têm um motor muito silencioso e por isso exigem que os pneus tenham um nível de ruído muito baixo que dificilmente penetre no interior e, assim, aumentem o conforto da viagem.

Outro aspecto fundamental dos pneus é que apresentem baixa resistência ao rolamento. Esse aspecto é especialmente relevante em carros elétricos: quanto menor a resistência ao rolamento, maior a autonomia. As medidas do pneu e dos componentes com que são fabricados têm grande influência na eficiência da autonomia dos modelos elétricos, que continua a ser um dos pontos de melhoria que têm em relação aos veículos convencionais.

Sem esquecer o ponto citado acima: o peso do veículo. Os carros elétricos pesam mais do que os carros a combustão devido às baterias e isso significa que pneus especiais têm que ser criados para garantir a durabilidade desses carros mais modernos.

Características dos pneus de carros elétricos

  1. A primeira regra para pneus de carros elétricos é que devem ter um perfil alto e fino. O motivo é simples: quanto mais fina a roda, menos contato terá com o asfalto e, como consequência direta, menor será o consumo. Este perfil estreito e alto garante uma forte aderência à estrada e minimiza o ruído que emitem durante a condução, sem prejudicar a sua resistência ou segurança.
  2. Além de garantir a redução do ruído que entra no habitáculo, os pneus concebidos para veículos elétricos permitem um melhor aproveitamento da sua potência e ajudam a melhorar e alargar a autonomia do veículo. O alto perfil significa que o aumento do peso desses veículos causado pelas baterias não leva ao desgaste prematuro dos pneus.
  3. Por fim, devemos destacar o design inovador com um padrão e materiais específicos que compensam o esforço do torque do motor. Além disso, estes pneus orgulham-se de serem leves e rápidos, pelo que a energia que se perde na aceleração e não é recuperada pela travagem regenerativa é a menor possível.

Goodyear aposta na inovação em pneus

Se há um fabricante que deixou claro desde o início o seu compromisso com a mobilidade e a sustentabilidade do futuro, esse fabricante é a Goodyear. A empresa de Ohio mais uma vez fez parceria com a Audi para equipar o carro desportivo elétrico estrela da marca alemã com pneus Eagle F1 Asymmetric 5 em 21 polegadas: o modelo e- tron GT.

Desde 2019, a linha e-tron já tinha os pneus da multinacional de Ohio como equipamento original, mas com o Eagle F1 Asymmetric 5, a Goodyear deu um passo além e fez avanços importantes tanto na travagem em piso molhado como na condução em seco sem comprometer a segurança ou conforto da viagem.

Não é a única marca alemã que conta com eles: a Porsche já escolheu a Goodyear como fornecedora dos primeiros modelos do Taycan em 2019 e, no final do ano passado, foi anunciada uma extensão dessa relação para desenvolver novos pneus (Goodyear Eagle F1 SuperSport) para o Porsche Taycan totalmente elétrico. Da mesma forma, a Mercedes anunciou que o seu novo desportivo EQS apresentará pneus de série Goodyear.

A Volkswagen também confiou na Goodyear para que o seu primeiro modelo pensado exclusivamente para ser elétrico, o Volkswagen ID.3, pudesse montar os EfficientGrip Performance nos tamanhos 215/55R18, 215/50R19 e 215/45R20, além dos pneus UltraGrip Performance e UltraGrip Performance+ de inverno nos tamanhos médios 215/55R18 e 215/50R19.

Escolhido pelos melhores para mobilidade elétrica

As marcas premium escolhem a Goodyear para o equipamento original de veículos elétricos, como evidenciado pelo facto de o Eagle F1 Asymmetric 5 ser o pneu de eleição dos mais importantes fabricantes de super desportivos elétricos. Conta com uma classificação “A” para resistência ao rolamento para a maioria dos tamanhos, e a Goodyear desenvolveu a sua tecnologia “RunOnFlat” como uma opção para os fabricantes eliminarem a roda sobressalente e libertarem mais espaço para as baterias.

A Porsche e a Tesla também escolheram a Goodyear para seus três volumes elétricos de alto desempenho, deixando claro que a empresa está na vanguarda no desenvolvimento de pneus que podem tirar o máximo proveito da potência, sem comprometer a eficiência.

O Eagle F1 Supersport, usado no Pure ETCR, compartilha a mesma tecnologia do pneu de estrada, apresenta o mesmo Power Shoulder para melhorar o desempenho nas curvas e o uso da tecnologia High Force Construction resulta em melhor manobrabilidade e estabilidade de condução. O desenvolvimento do Eagle F1 Supersport para carros de corrida e do Eagle F1 Asymmetric 5 para superberlinas mostra que a Goodyear está a definir o ritmo no desenvolvimento de pneus para veículos elétricos.

PURE ETCR: na vanguarda dos pneus para carros elétricos

Não surpreendentemente, as grandes marcas de automóveis contam com a Goodyear para equipar seus veículos exclusivamente elétricos. Todas as marcas participantes do Pure ETCR , o primeiro campeonato de carros de turismo elétricos, usam pneus Goodyear padrão desenhados exclusivamente para esta competição e caracterizados por terem um desenho de banda de rodagem único adequado para todos os tipos de condições meteorológicas.

Concluindo, saber escolher os pneus para cada tipo de veículo é fundamental. Na hora de escolher um pneu para um carro elétrico, é fundamental levar em consideração o peso, o desgaste e a eficiência para não desperdiçar energia. Não se esqueça que o pneu é o único contacto entre o nosso veículo e o asfalto e, por isso, deve ter cuidado com eles para garantir a sua segurança e a de quem viaja consigo.

Good Year Kilometros que cuentan