O Blimp da Goodyear: tudo o que você precisa de saber

1 Julho | 2021 | Goodyear

Não é um dirigível comum: desde que nasceu, o Blimp da Goodyear é um embaixador do desporto e da tecnologia. Conheça a história da frota de Blimps Goodyear

O Goodyear Blimp é com toda a certeza o dirigível mais conhecido do mundo e o mais querido da história. O primeiro exemplar que a empresa utilizou para fins publicitários chamava-se Pilgrim e fez o seu primeiro voo em 1925; Desde então, a Goodyear usou vários tipos de aeronaves que voaram sobre os céus das competições desportivas mais importantes do planeta. É difícil imaginar um grande evento desportivo sem a presença do Blimp da Goodyear. Se deseja conhecer toda a história do Blimp, desde seus primórdios até o presente, fique por aí.

Primeiros passos, primeiros voos do Blimp

A Goodyear foi fundada em 1898 e, em uma tentativa de se expandir além do negócio dos pneus, fundou o seu departamento de aeronáutica em 1910 para comercializar tecidos e revestimentos de borracha para aeronaves. Em 1912 construiu o seu primeiro balão e no ano seguinte já voava pelos céus de algumas competições nacionais e internacionais. A construção do hangar Wingfoot Lake foi iniciada em 1917, e saiu daqui a primeira produção de dirigíveis para a Marinha dos Estados Unidos, que posteriormente utilizou essas instalações como campo de treino de aeronaves para a Primeira Guerra Mundial.

O Peregrino

Em 1925, a Goodyear construiu o primeiro dirigível comercial com hélio e para fins puramente comerciais. O Pilgrim (Peregrino, em português) era um prodígio tecnológico e, após o sucesso do lançamento, a frota começou a crescer com mais aeronaves, incluindo o Defender, que continua a ser o maior dirigível da Goodyear até hoje e em 1930 se tornou a primeira aeronave do mundo a transportar um sinal de luz. O Defender realmente elevou o negócio da Goodyear até novas alturas. Em 1940 foi equipado com um gira-discos, um microfone e um altifalante que serviam para saudar o público, embora esta experiência tenha sido finalmente posta de lado e a única coisa que restou foi a sinalização luminosa que se tornou sinónimo do icónico dirigível que todos que conhecemos hoje.

Os Blimp na Segunda Guerra Mundial

Após o bombardeamento de Pearl Harbor, os Estados Unidos entraram na guerra e quatro aeronaves da frota da Goodyear foram transferidas diretamente para o exército. Com a sua capacidade de permanecerem no ar por muito tempo, os dirigíveis da Goodyear eram uma peça importante na escolta dos comboios da Marinha. A construção, o treino e a operação de aeronaves da Goodyear durante a Segunda Guerra Mundial apoiaram e facilitaram a vitória dos Aliados. Com o fim das hostilidades, as aeronaves voltaram à sua ocupação principal: iluminar os céus com o nome Goodyear

Blimp, uma tecnologia sempre à mão

Na década de 1960, imagens aéreas ao vivo de eventos desportivos vieram dessas aeronaves, que se tornaram famosas porque também exibiam o nome Goodyear aos olhos de milhares de pessoas.

Em 1967, o Blimp Columbia transmitiu ao vivo o primeiro Super Bowl (a grande final do futebol americano) em Los Angeles. No final dos anos 60, os dirigíveis não eram comuns apenas em eventos desportivos, mas tornaram-se muito populares na televisão ou mesmo no cinema com aparições em filmes como ‘Help’ dos Beatles ou ‘Hole in the head’, com Frank Sinatra.

Na década de 70, os dirigíveis estiveram envolvidos em mais de 275 eventos televisionados em solo americano, incluindo o Super Bowl, o Open de Tennis dos EU, a Indianapolis 500 ou a Daytona 500. Mas o que foi realmente notável nesta década foi o salto para o cenário internacional com o modelo Europa, que voou pela primeira vez do Reino Unido para sua nova base em Itália. Um ano depois, o Blimp estreou-se nas 24 Horas de Le Mans, uma das grandes competições automobilísticas da história e para a qual este ano, assim como aconteceu em 2020, regressa para transmitir ao vivo um dos eventos mais emocionantes e icónicos do mundo do motor. Se quiser saber mais, pode verificar os próximos calendários de voos aqui.

Dos 80 à atualidade

Na década de 80, os Blimps cobriram as Olimpíadas pela primeira vez, o Columbia e o America trabalharam juntos pela primeira vez para levar o sinal a todos os telespectadores. Em 1989, enquanto a Columbia oferecia as imagens da World Series of baseball entre os San Francisco Giants e os Oakland Athletics, houve um terremoto de 6,9 ​​graus na escala Richter. O Columbia ofereceu apoio decisivo nos esforços de resgate, fornecendo vistas aéreas dos danos.

O novo século trouxe uma renovação completa de toda a frota. Em 2020, para comemorar o regresso da Goodyear ao automobilismo mundial, pudemos ver o icónico Blimp sobrevoar os céus de Le Mans.

A frota de Blimps Goodyear levou consigo não só o nome Goodyear, mas também muitas organizações sem fins lucrativos e arrecadou milhões de dólares para instituições de caridade por meio de doações para viagens e do fornecimento de publicidade gratuita. Esta faceta, talvez uma das mais desconhecidas, é provavelmente aquela de que a Goodyear mais se orgulha.

O Blimp da Goodyear é uma história viva da engenharia, um ícone da marca, e por que não dizê-lo, um elemento de filme.

Good Year Kilometros que cuentan