Melhores carros híbridos do mercado: o que precisa saber

2 Novembro | 2021 | Goodyear

Está a pensar em comprar um híbrido e precisa de ajuda? Continue a ler e conheça quais são as características dos melhores carros híbridos do mercado.

Os carros híbridos são todos aqueles que utilizam duas ou mais fontes de energia para o seu funcionamento. Este sistema não é usado apenas em automóveis de passageiros, mas também em autocarros, comboios ou bicicletas. Está à procura de um carro híbrido? A Goodyear conta-lhe como devem ser os melhores carros híbridos do mercado: características, manutenção, despesas, etc., tudo o que você precisa saber se está a pensar em adquirir um veículo com essas características.

O nosso top 5 dos melhores carros híbridos, por qualidade/preço

Toyota Yaris Cross: mais do que urbano

Começamos com um dos modelos destinados a competir em um dos segmentos que mais cresceram nos últimos anos, o de crossovers urbanos, um tipo de carro que é cada vez mais procurado. No plano estético, a frente destaca-se pela altura do capot, com faróis de LED altíssimos e grade com logotipo à parte e para-choque plano. É na lateral que podemos ver o que há de mais SUV neste veículo, com degraus que lembram o novo RAV4 e rodas de liga leve em diferentes designs e tamanhos até 18 polegadas.

Além disso, a Toyota escolheu o pneu Goodyear EfficientGrip Performance 2 como equipamento original, um pneu desenhado para o Yaris Croos que se destaca pelo seu grande desempenho na travagem em piso molhado e seco, baixos níveis de ruído e uma qualidade de condução soberba que proporciona uma aderência de alto nível e eficiência total.

O Toyota Yaris Cross foi desenhado para ser tão prático quanto versátil, e apresenta um sistema de propulsão híbrido não plug-in com um motor a gasolina de 1,5 litros. O elétrico tem uma potência de 79 cv e, em conjunto com o motor de três cilindros e ciclo Atkinson, atinge uma potência total de 116 cv.

Toyota Corolla: campeão de vendas

A linha Corolla é apresentada sempre com tração dianteira e automática, mas dependendo da versão escolhida (cinco portas, familiar, três volumes ou trek) a potência da mecânica mudará.

Desta forma, a versão de 122 cv combina um motor de 98 cv com um elétrico de 7 cv e está disponível para o modelo de cinco portas, familiar ou três volumes. Por outro lado, temos uma versão de 184 cv muito mais potente, associada a um motor a gasolina de 152 cv e um elétrico de 109 cv. Estas incríveis características estão associadas a um equipamento de segurança muito completo: o Toyota Safety Sense inclui um piloto automático adaptativo, travagem automática de emergência, leitura de sinais de trânsito, aviso de veículos em ponto morto e assistente de máximos. Um carro, sem dúvida, muito completo que tem vindo a convencer os mais exigentes condutores.

Ford Puma: um SUV pequeno com grande equipamento

Um sistema híbrido leve de 48 volts acompanha a versão 1.0 EcoBoost a gasolina com três cilindros e disponível para 125 cv e 155 cv. Ambas as versões têm tração dianteira e podemos escolher uma transmissão automática de sete velocidades ou uma manual com sistema de cames. A Ford permite configurar o Hybrid com transmissão automática em três níveis de acabamento: Titanium X, ST-Line X e ST-Line Vignale. Em qualquer das três versões, os acabamentos são numerosos e de qualidade.

Além disso, como o Yaris Cross, está equipado com pneus Goodyear, neste caso os UltraGrip 8 Performance, que, graças ao seu design eficiente, garantem muito boa condução na neve e excelente resistência à aquaplanagem.

Renault Clio: bom e acessível

A marca francesa entrou com grande força no segmento B; na verdade, esta versão híbrida foi equipada com a mecânica E-Tech, que combina um motor a gasolina 1.6 de 91 cv com dois elétricos: um motor principal de 49 cv e um motor secundário de 20 cv que juntos garantem 140 cv. Os três estão ligados por engrenagens e podem funcionar de forma independente ou em conjunto, ou mesmo os três ao mesmo tempo. Além disso, possui caixa de velocidades inteligente e transmissão sem embreagem que dá sempre prioridade ao modo elétrico.

O interior caracteriza-se pela sua sobriedade, destacando-se no centro do tablier um grande ecrã táctil que nos permite gerir as funções do automóvel e do sistema de infoentretenimento. Tem um preço acessível para este tipo de veículo que lhe permite estar sempre entre os mais vendidos do mercado.

Kia Niro: versatilidade eléctrica

A marca coreana já tem muitos anos de experiência e prova disso é este Niro que se apresenta em três versões: Kia Niro híbrido, que tem motor a gasolina e elétrico; o híbrido plug-in, que possui uma bateria maior que precisa ser recarregada; e por fim o e-niro, versão 100% elétrica.

A versão híbrida possui dois motores, um a gasolina e outro elétrico. A gasolina é de 1,6 GDI com 105 cv e o motor elétrico é de 43,5 cv. No total, atinge a potência de 141 cv. Disponível apenas com transmissão automática e em três níveis de acabamento: Concept, Drive e Emotion. Ao todo possui bons equipamentos e oferece bons benefícios.

Características dos melhores carros híbridos

Decidir qual é o melhor carro híbrido e se um modelo é melhor do que outro não é uma decisão fácil. A tecnologia está a avançar a passos largos e isso significa que, gradualmente, os benefícios desses veículos são cada vez maiores, enquanto o seu preço se reduz.

Além disso, a legislação dos diversos governos tem como objetivo promover a utilização deste tipo de automóvel de passageiros, dificultando a circulação dos automóveis a gasolina e, sobretudo, dos motores diesel.

Os melhores carros híbridos são aqueles que possuem um sistema de gestão de eficiência com múltiplos sensores, de forma que os benefícios das suas diferentes fontes de energia sejam compensados. Assim, consegue-se a vantagem de ter uma bateria para viagens na cidade e um tanque para viagens longas. Desta forma, consegue-se que o carro apenas gaste quando conduzimos a velocidades muito baixas, mas temos a vantagem de ter o combustível necessário para quando fazemos viagens mais longas.

É importante que nosso híbrido pertença à geração de carros de 48 volts, que estão destinados a revolucionar o mercado. A ideia é que o motor a combustão não precise lidar com os sistemas auxiliares do carro, nem com segurança ou conforto ativos. Assim, tarefas como a bomba de água, a direcção assistida, o ABS, o ar condicionado ou os vidros, entre outras, são realizadas graças à energia recuperada, reduzindo assim o consumo e as emissões de CO2.

Claro, uma das vantagens que um bom carro híbrido deve ter é o preço. Embora estejam a descer gradualmente, eles ainda são mais caros do que as versões a gasolina ou diesel, embora o preço dos híbridos deva cair em breve.

Que tipo de manutenção tem um carro híbrido?

Quando pensamos que um carro híbrido tem dois motores, muitas vezes surge a pergunta: isso faz com que sua manutenção seja mais cara? Nem por isso. Diversos estudos estimam uma economia de 50% na manutenção de um veículo híbrido em relação a um veículo a combustão, seja a diesel ou a gasolina.

A maior parte dessa economia virá de elementos que não existem no caso dos híbridos, como a corrente de distribuição ou a embreagem. Assim, não precisam de reposição ou manutenção com o uso e, portanto, é dinheiro que vamos economizar. Nos elementos dos travões também vai poupar, pois são necessárias mudanças menos frequentes do que nos carros a combustão devido ao sistema de recuperação durante a travagem.

Os híbridos precisam das mesmas trocas de óleo e filtro, tanto de óleo quanto de ar. No entanto, neste caso, não é necessário substituir esses componentes com a regularidade dos veículos a diesel e a gasolina. Isso porque o motor elétrico “auxilia” o motor de combustão, para que ele não seja tão afetado no seu funcionamento e a periodicidade da troca de componentes seja alargada.
Você já tem todos os dados para saber quais são os melhores carros híbridos. Agora, estude as diferentes possibilidades que as marcas lhe oferecem e decida a que melhor se adapta a si e à sua família. Você tem muitos quilómetros pela frente.

Good Year Kilometros que cuentan