Os salões automóveis de 2021: Genebra, Barcelona, ​​Nova Iorque, Munique…

26 Março | 2021 | Goodyear

O calendário dos melhores salões de automóveis continua incerto em 2021 e poucos são os que arriscam a firmar datas, como Barcelona, ​​Nova Iorque ou Munique.

Está a pensar ir até Genebra, Detroit, Nova Iorque, Barcelona ou Munique? O calendário dos melhores salões do automóvel está carregado de datas essenciais, mas 2020 foi um ano para esquecer e o mundo dos automóveis não foi exceção. Embora 2021 pareça mais promissor nesse aspecto, confirmam-se grandes ausências apesar de tudo.

Essas cidades tornam-se epicentros sobre os quais gira a atualidade da indústria automóvel, já que os salões e feiras internacionais ocupam as primeiras páginas e protagonizam os principais lançamentos e anúncios. Nestes eventos, os fabricantes reúnem-se para apresentar os carros-conceito do futuro, as últimas inovações em condução autónoma ou os mais recentes protótipos de carros elétricos em uma corrida para ser o melhor e o mais completo.

No entanto, o cancelamento ou adiamento dos diversos eventos do género em 2020 fez com que a maioria das marcas decidisse fazer as suas apresentações virtualmente. E para 2021 a situação não é ainda clara: apenas alguns dos grandes salões de automóveis ousaram fechar datas, enquanto outros aguardam a evolução da pandemia e alguns decidiram cancelar esta edição e saltar diretamente para 2022, como no caso do salão de Tóquio.

Calendário de Salões e Feiras Automóveis: principais datas

  • Salão Automóvel de Genebra: não confirmado.
  • Detroit Show (NAIAS): Cancelado.
  • Salão do Automóvel de Barcelona: de 8 a 18 de julho de 2021.
  • New York International Auto Show: 20 a 29 de agosto de 2021.
  • Internationale Automobil-Ausstellung Munich: 7 a 12 de setembro de 2021.
  • Tokyo Motor Show: cancelado.

Salão Automóvel de Genebra

O Salão Automóvel de Genebra é uma das feiras comerciais mais importantes do calendário anual. Todos os anos, em março, as instalações do recinto de feiras Palexpo Genebra-Genebra recebem os últimos lançamentos das melhores marcas. O Salão Internacional do Automóvel de Genebra é o único salão internacional do automóvel reconhecido pela OICA (Organização Internacional dos Fabricantes de Automóveis) que acontece anualmente na Europa. Em 2017, os expositores reforçaram o prestígio e a importância deste evento ao apresentar mais de 150 estreias mundiais e europeias a cerca de 10.000 representantes dos meios de comunicação. Durante os 11 dias do Salão do Automóvel, foram registrados mais de 691 mil visitantes de todo o mundo, número que infelizmente não será ultrapassado nos próximos tempos.

Tradicionalmente, a Goodyear traz grandes novidades a esta feira. O fabricante de pneus apresentou em 2017 o pneu conceito Eagle 360 ​​Urban, em 2018 o Oxygene e em 2019 o Aero e o primeiro carro autónomo da história: o Sahara I, enquanto para 2020 contava apresentar diferentes soluções de mobilidade elétrica.

Porém, para 2021, os responsáveis ​​pelo evento suíço não ousaram marcar data alguma. Aguardam a evolução da pandemia e tudo indica que o Salão Automóvel de Genebra será novamente cancelado.

Salão do Automóvel de Nova York

O New York International Auto Show é uma das maiores e mais antigas feiras de automóveis dos Estados Unidos (é realizada desde 1900 e desde 1987 no Jacob K Javits). É, tradicionalmente, a segunda grande data do ano, mas o coronavírus também alterou suas datas.

A previsão era que o evento de 2021 ocorresse entre os dias 2 e 11 de abril, mas os responsáveis ​​pelo evento decidiram adiar até agosto e, mais especificamente, entre 20 e 29 daquele mês. O objetivo é aproveitar essas novas datas para dar um novo ar ao Salão do Automóvel de Nova Iorque já que os seus dirigentes querem aproveitar para dar maior importância à mobilidade sustentável com um impulso determinado nos carros elétricos.

Automobile Barcelona

As feiras de automóveis mais importantes em Espanha são em Madrid e Barcelona. Ambos os eventos são organizados a cada dois anos, alternando o da capital espanhola, nos anos pares, com o de Barcelona, ​​nos anos ímpares. A tradição automobilística em Madrid remonta à primeira exposição internacional de automóveis em 1907, mas nos últimos anos decidiu concentrar-se em veículos menos poluentes. O evento foi renomeado pela primeira vez como Show Internacional de Carros Ecológicos e Mobilidade Sustentável, embora o seu nome atual seja Mobility Car Experience.

Esta mudança de conceito do salão é determinada pelos novos sistemas de mobilidade e pelos novos requisitos legais em diferentes cidades e países. No entanto, em 2020 tiveram que cancelar a celebração, o que implica que Madrid não terá feira automóvel novamente até 2022.

Em 2021, portanto, é a vez do Salão Automóvel de Barcelona, que prevê realizar o seu evento entre os dias 8 e 18 de julho. Os responsáveis pelo Automobile Barcelona estão convencidos da sua celebração e, de facto, anunciam-no como “o primeiro salão automóvel da Europa em 2021”. Serão apresentadas as principais novidades do setor em digitalização e descarbonização e pretende-se fazer streaming dos mais importantes lançamentos e apresentações.

O evento terá lugar na Fira de Barcelona, ​​que desenvolveu um protocolo de segurança e prevenção contra a pandemia em colaboração com o Hospital Clínic de Barcelona.

Detroit Auto Show

O North American International Auto Show (NAIAS) em Detroit foi, até este ano, o primeiro dos grandes eventos internacionais de cada temporada. No entanto, atrasou as datas e agora, em condições normais, seria o Salão de Chicago, que se realizava em fevereiro, que se tornaria o primeiro salão do ano. Sem esquecer a CES de Las Vegas que, embora não seja uma feira automóvel, é a maior e mais importante feira do mundo em termos de tecnologia de consumo.

O primeiro Salão do Automóvel de Detroit foi realizado em 1907 como uma mostra regional com 17 expositores. Desde então, a mostra cresceu até que em 1987 adquiriu caráter internacional e tornou-se a principal feira automóvel dos Estados Unidos, que após o boom de eventos como o Los Angeles Motor Show, o New York Show ou o Salon de Chicago procura diferenciar-se no futuro e anuncia um ar de renovação.

Para 2021, os responsáveis ​​pelo Salão de Detroit decidiram agendar a celebração para o mês de junho, mas posteriormente adiaram as datas para o outono. No entanto, esta edição foi finalmente cancelada e, em vez disso, está a ser preparado um evento denominado Motor Bella que se realizará entre os dias 21 e 26 de setembro e terá como alvo tecnologias relacionadas com a mobilidade sustentável e a condução autónoma.

Internationale Automobil-Ausstellung Múnich

Paris, Frankfurt, Madrid e Barcelona alternavam como protagonistas no calendário bianual dos melhores salões do automóvel. A Feira Mundial do Automóvel de Paris realiza-se em anos pares, alternando com a Internationale Automobil-Ausstellung (IAA) que, até agora, decorreu na cidade alemã de Frankfurt, nos ímpares. Ambos os eventos fizeram parte do calendário de imprescindíveis da indústria automóvel, mas a partir de agora Frankfurt deixará de organizar o seu evento bianual em benefício de outra cidade alemã: Munique.

Este ano, será a capital bávara a ocupar as capas no mundo do automóvel. A Internationale Automobil-Ausstellung muda-se para a cidade de Munique, que prevê realizar a sua primeira edição do Salão do Automóvel entre os dias 7 e 12 de setembro. O IAA Munich irá concentrar-se em tecnologias e inovações relacionadas com a mobilidade. Ou seja, haverá carros e apresentações, mas também novidades sobre toda a cadeia da mobilidade. Além disso, esta nova feira pretende não só reunir grupos empresariais já consolidados no mundo automóvel, mas também ter empresas emergentes no sector que apresentem “soluções de transporte inteligentes com pensamento visionário”.

 Barcelona, Nova Iorque e Munique apresentam-se como as grandes datas do motor em 2021. São três dos salões do automóvel mais importantes do mundo e, neste peculiar momento da pandemia, apresentam-se como as únicas possibilidades de conhecer as novidades e anúncios dos fabricantes este ano.

Good Year Kilometros que cuentan