As melhores ultrapassagens em competição

29 Setembro | 2021 | Goodyear

As ultrapassagens fazem levantar os fãs das bancadas. Conheça quatro que ficam para a história como algumas das melhores ultrapassagens em competição.

As ultrapassagens no mundo motorizado são usados pelos fãs como um parâmetro para definir se uma corrida foi boa ou não. Pode parecer um pouco injusto, porque em qualquer corrida existem muitos outros fatores a considerar e a desfrutar, mas desta vez vamos concentrar-nos nas melhores ultrapassagens do mundo do motor. Apertem os cintos – vamos a isso!

Le Mans 2018

Começamos a nossa vertiginosa jornada com uma ultrapassagem de um grande piloto espanhol em uma das provas mais lendárias do mundo do motor. Fernando Alonso decidiu em 2018 combinar a sua carreira na Fórmula 1 com o Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) e fez isso em grande estilo: vencendo em Le Mans com um exibição de condução que abriu caminho para a conquista da Toyota pela primeira vez após 86 edições.

Um dos momentos-chave foi sem dúvida a ultrapassagem a “Pechito” López. No seu primeiro stint, o espanhol deu conta da sua qualidade, recuperando o tempo perdido pelos companheiros e colocando-se na primeira posição. Alonso fez uma ultrapassagem à altura da sua lenda: serpenteou por entre o pelotão de carros e lançou-se pela berma direita, suja, ultrapassando a mais de 300 quilómetros por hora. Uma manobra apenas à altura dos escolhidos.

Uma corrida tão dura como Le Mans exige sempre pneus à altura da tarefa. A Goodyear envia sempre mais de 50 especialistas para esta data para monitorar o desempenho dos pneus e, assim, entregar produtos cada vez mais duráveis para uma competição de 24 horas sempre levada ao limite.

GP Bélgica 2000: a melhor ultrapassagem da história da Fórmula 1

Há algum consenso no mundo da Fórmula 1 de que a ultrapassagem no Grande Prémio da Bélgica de 2000 entre Hakkinen e Schumacher é irrepetível. E é por causa dos protagonistas e pelas circunstâncias que cercam essa manobra. Schumacher ainda não era o campeão que viria a ser anos depois e Hakkinen liderou a prova até que um peão o deixou na segunda posição, atrás do alemão. Ele tentou ultrapassá-lo até perceber que o único ponto fraco da Ferrari era em Eau Rouge.

Faltavam três voltas e depois de passar Eau Rouge a fundo, ele disparou em direção à reta Kemmel, onde Schumacher e Hakkinen tiveram que decidir em milissegundos onde ultrapassar o carro de Ricardo Zonta que estava no meio da pista. Schumacher passou pelo lado esquerdo e Hakkinen, que aproveitou o cone aerodinâmico de Zonta, ultrapassou-os por dentro, onde ninguém esperava, a mais de 300 quilómetros por hora. Hakkinen “apenas” teve que suportar três voltas contínuas de ataques do alemão, mas com certeza já sabia que ambos se tornariam parte da lenda da melhor ultrapassagem da história da F1.

WTCR: ultrapassagem espetacular em Nürburgring

O argentino Nestor Bebu Girolami venceu o britânico Huff na última volta do WTCR de 2019 depois de se colocar em paralelo em plena reta no circuito de Nürburgring, chegando a bater três vezes. Quando tudo parecia indicar que a brava manobra poderia terminar em acidente, Girolami, mostrando a sua qualidade, conseguiu passar o britânico e subir ao pódio atrás do vencedor Michelisz e do seu compatriota Esteban Guerrieri.

Estas ultrapassagens resultam não só da perícia dos condutores, mas também porque dispõem de veículos equipados com a mais recente tecnologia, incluindo os essenciais pneus. A Goodyear, como fornecedora oficial de pneus e parceira oficial do WTCR, fornece um composto para piso húmido e seco exclusivo para cada equipa do WTCR. Sem dúvida, este composto ajuda os pilotos a irem ao limite a cada volta.

Mikel Azcona ultrapassa todos em Vallelunga

Encerramos esta análise com a brilhante estreia que o basco Mikel Azcona teve na estreia do Pure ETCR em Itália. O espanhol venceu todas as provas do seu grupo A na estreia do “irmão” eléctrico do WTCR. A última das quais ocorreu depois de arrancar em último devido a um furo durante a classificação.

Um sucesso para a Azcona num campeonato eléctrico tão inovador como os pneus da Goodyear, que, ao contrário de outras corridas, aqui usa um único pneu, sem diferenciar se está chuva ou sol ou as condições da pista.

O mundo motorizado tem nos oferecido espetáculo e emoção desde o início da sua história. E ultrapassar é um dos ingredientes mais importantes. Uma corrida com ultrapassagens tem um impacto maior na memória dos fãs. Com o regresso às bancadas, alguns sortudos já reviveram ao vivo a emoção e a adrenalina que uma boa ultrapassagem proporciona.

Good Year Kilometros que cuentan